Páginas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O que é confiar?

Uma rápida pesquisa ao Aurélio e teremos :
CONFIAR[Do lat. *confidare, por confidere.]
Verbo intransitivo.

1.
Ter confiança; ter fé; esperar, acreditar:
É um crédulo: confia demais.

Verbo transitivo indireto.

2.
Pôr ou ter confiança, esperança (em alguém ou em alguma coisa):
esperava; não confiava em si absolutamente, mas confiava muito do acaso.” (Aluísio Azevedo, O Coruja, p. 273).

Verbo transitivo direto e indireto.

3.
Comunicar ou transmitir em confiança:
Confiei-lhe a minha opinião sobre o assunto.

4.
Confidenciar (1):
“Enquanto ela confiava da irmã o despeito e aversão com que a deixaram as últimas palavras de Calisto Elói, estava ele no seu gabinete retocando e piorando aquelas linhas rimadas” (Camilo Castelo Branco, A Queda dum Anjo, p. 152).

5.
Entregar em confiança; fiar.

Verbo pronominal.

6.
Ter confiança; acreditar; fiar-se. [Pret. imperf. ind. confiava, ....
___________________________________________________________


Temos aqui seis exemplos básicos do que temos em mente quando estamos falando de firmar um tratado de confiança mutuo.
Quando pensamos em namorar, em estar junto, em ser amigo, em confidenciar, todas essas definições estão ocultas no nosso intelecto. Na nossa inconsciência, no nosso estado letárgico de pensamento, porém ativo em sensações.
Nosso autoconsciente nos entrega uma bandeja com vários exemplos do ocorrido, e nossa consciência se opõe colocando situações lembradas logicamente. Por que as vezes deixamos nos levar pela consciência e nos entregamos sem ao menos ter real motivo de uma certeza lógica de que sentimos isso que esta sendo debatido se temos medo de ser traídos.
Complexo?
Só quero dizer, porque confiamos em alguém que não merece nossa confiança?
Acho que vem do instinto de desafio humano, de tentar mudar alguém, de tentar se sentir bem por ser um diferencial na vida alheia. Essa constância  humana me coloca a pensar em tudo que eu já fiz e deixei de fazer por tal exemplo.
Somos tão teimosos com nosso autoconsciente que tentamos usar da lógica inexistente para burlar nosso senso de julgamento. Usando o motivo que nem ao menos é concreto para nos, para nos dar base real de tentarmos algo que no fundo é nossa vontade, se é assim não em porque reclamar de ter dado confiança.
Não se pode reclamar se a escolha foi sua.

Acho que muitos homens ( no sentido real de toda raça humana) preferem se apegar ao seu desejo primitivo do que crer que pode ser diferente, generalizando e assim banalizando conceitos informais oras incômodos que se dão a maioria. Os poucos tidos como raros são ocultados por essa maré insana de mentiras e conceitos e então se veem ofuscado e nada podem fazer para mudar isso. São tidos como hipócritas
Somos dotados de escolhas, livre arbítrio, temos a opção de sim e não. Não é porque 9 dizem sim e um diz não que esse não mente quando diz dizer não.
Tende-se ao escárnio a tentativa de ser diferente, tendo em vista a falta de desejo de ver o outro diferente, que soa como mais forte, por poder ignorar ao bestial instinto primário de ser desafiador da consciência humana.

Para o inferno com esse papo chato, acho que tomei café demais.
A verdade é que isso tudo ai diz, existem pessoas em que se realmente podemos confiar e existem pessoas que achamos que realmente podemos confiar. A diferença básica entre as duas, é que uma vence o instinto, a outra se deixa levar.





†Alesson Ľäsðmбяå†

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Doses comemorativas e dias alcoólicos

     Acorda cedo sempre foi um problema, mas sempre foi rotineiro.
Sensação de ressaca constante, todos os dias, com álcool ou sem álcool com sono ou sem sono.
Aquele terrível mal ,boca seca ,desorientação constante que é diário, inevitável, um sacana.
Pessoas repetidas se tornam como um borrão, acopladas a outras tantas informações inúteis, você começa a se perguntar quem vive e quem realmente sobrevive, quem é como você , quem é diferente.
Todos somos seres humanos? Mas se o conceito é concedido por humanos e humanos estão sujeitos ao erro não seria possível dizer que alguns de nos não somos humanos pegando como base o erro de um conceito que formula algo fixo? Tudo sem virgula mesmo, desumano.
Seja como for, humanos e não humanos se espremem na rotina diária por uma luta às vezes em vão.
Mas acho que perdi o ponto, o conto o dito ou maldito que não volta para expressar o que estava na mente quando comecei a escrever.
 Seja a confusão alheia ou a bagunça interna o que se passa é inconstante, um borrão de ideias,um emaranhado desengonçado forjado por ironias vivenciadas diáriamente.
O mundo é um lugar de loucos, portanto chega de discursos plausíveis, sustentados por falsas bases e conceitos míticos a tanto tempo prometido e nunca cumprido.
Guerra de conceitos, quantas contradições, você tem que não concordar com o não dito e dito do porém?

Não é a loucura em suma que ira lhe tirar a razão da amizade ou a base de uma vivência menos doentia nesse mundo tão doce e moderno.
Não é, não são os conceitos pessoas que devem afastar do amigo o afago companheiro da amizade verdadeira.
Percebendo onde vivemos, discordar é crer, pois a inconstância de conceitos humanos, nada mais é do que um momento. Alheias apenas aqueles que desacreditam.Tão egoístas, pessoas que nunca serão suprassumos em pensamento.
Coloque nos prazeres concedidos por divagações sem hora, porém não sem fundamento, de uma roda de amigos que bebem e escarnecem aquilo que não faz parte da vivência locomotiva do que chamamos amizade.
Observe o porém e entenda que seus conceitos egoístas não podem fazer parte de uma bela amizade, isso não quer dizer que eles não podem existir, guarde-os para si e através de suas atitudes tentem mostrar o que tanto quer que os outros venham a aprender.

“ Verdadeiros amigos nunca se vão”.

†Alesson Ľäsðmбяå†