CONFIAR[Do lat. *confidare, por confidere.]
Verbo intransitivo.
1.Ter confiança; ter fé; esperar, acreditar:
É um crédulo: confia demais.
Verbo transitivo indireto.
2.Pôr ou ter confiança, esperança (em alguém ou em alguma coisa):
“esperava; não confiava em si absolutamente, mas confiava muito do acaso.” (Aluísio Azevedo, O Coruja, p. 273).
Verbo transitivo direto e indireto.
3.Comunicar ou transmitir em confiança:
Confiei-lhe a minha opinião sobre o assunto.
4.Confidenciar (1):
“Enquanto ela confiava da irmã o despeito e aversão com que a deixaram as últimas palavras de Calisto Elói, estava ele no seu gabinete retocando e piorando aquelas linhas rimadas” (Camilo Castelo Branco, A Queda dum Anjo, p. 152).
5.Entregar em confiança; fiar.
Verbo pronominal.
6.Ter confiança; acreditar; fiar-se. [Pret. imperf. ind. confiava, ....
___________________________________________________________
Quando pensamos em namorar, em estar junto, em ser amigo, em confidenciar, todas essas definições estão ocultas no nosso intelecto. Na nossa inconsciência, no nosso estado letárgico de pensamento, porém ativo em sensações.
Nosso autoconsciente nos entrega uma bandeja com vários exemplos do ocorrido, e nossa consciência se opõe colocando situações lembradas logicamente. Por que as vezes deixamos nos levar pela consciência e nos entregamos sem ao menos ter real motivo de uma certeza lógica de que sentimos isso que esta sendo debatido se temos medo de ser traídos.
Complexo?
Só quero dizer, porque confiamos em alguém que não merece nossa confiança?
Acho que vem do instinto de desafio humano, de tentar mudar alguém, de tentar se sentir bem por ser um diferencial na vida alheia. Essa constância humana me coloca a pensar em tudo que eu já fiz e deixei de fazer por tal exemplo.
Somos tão teimosos com nosso autoconsciente que tentamos usar da lógica inexistente para burlar nosso senso de julgamento. Usando o motivo que nem ao menos é concreto para nos, para nos dar base real de tentarmos algo que no fundo é nossa vontade, se é assim não em porque reclamar de ter dado confiança.
Não se pode reclamar se a escolha foi sua.
Acho que muitos homens ( no sentido real de toda raça humana) preferem se apegar ao seu desejo primitivo do que crer que pode ser diferente, generalizando e assim banalizando conceitos informais oras incômodos que se dão a maioria. Os poucos tidos como raros são ocultados por essa maré insana de mentiras e conceitos e então se veem ofuscado e nada podem fazer para mudar isso. São tidos como hipócritas
Somos dotados de escolhas, livre arbítrio, temos a opção de sim e não. Não é porque 9 dizem sim e um diz não que esse não mente quando diz dizer não.
Tende-se ao escárnio a tentativa de ser diferente, tendo em vista a falta de desejo de ver o outro diferente, que soa como mais forte, por poder ignorar ao bestial instinto primário de ser desafiador da consciência humana.
A verdade é que isso tudo ai diz, existem pessoas em que se realmente podemos confiar e existem pessoas que achamos que realmente podemos confiar. A diferença básica entre as duas, é que uma vence o instinto, a outra se deixa levar.
†Alesson Ľäsðmбяå†

